Surdez súbita, causas e recuperação
Surdez ou perda súbita de audição é uma perda acima de 30 dB (decibéis) em três frequências contínuas, num período máximo de três dias. Acompanhado por tinnitus (barulho no ouvido) e a vertigem (tonteira)
Surdez súbita ou perda auditiva súbita, causas e recuperação
A surdez súbita ou perda súbita da audição é definida como uma perda acima de 30 dB (decibéis) em três frequências contínuas, num período máximo de três dias. Acompanhado por tinnitus (barulho no ouvido) e a vertigem (tonteira).
A surdez súbita, Tinnitus e Vertigem podem estar ligados à alteração do Processamento Auditivo Central
Estes sintomas devem ser avaliados imediatamente por um médico OTRLG antes de 48 horas.
As causas da surdez súbita podem ser:
- Infecções virais,
- Tumores,
- Traumas e
- Medicamentos ototóxicos.
Esta perda auditiva súbita pode ser observada pela manhã, ao levantar ou durante horas podendo se prolongar por alguns dias.
A incidência aumenta com a idade, assim sendo dificilmente ocorre em jovens e crianças mas quanto mais jovem for o paciente mais satisfatória será a recuperação.
A recuperação da surdez súbita, perda auditiva súbita é espontânea nas primeiras duas semanas do ocorrido na maioria dos casos.
As chances de uma recuperação total são mínimas quando a perda auditiva severa é acompanhada de vertigem.
As causas podem ser várias, e de 30 a 70% dos casos dessa perda auditiva permanente devem ser tratados com diferentes tipos de aparelhos auditivos ou implante coclear, conforme determinação de especialistas da área de audiologia.

Seja o primeiro a comentar!